Rascunho

[[form]]
fields:                          #  This is always required at the start
  cabecalho1:
    label:
    type: static
    value: Esta é a página de revisões do **capítulo 3** referente ao grupo identificado no título desta página. P.f., não altere esse título. A ideia é as respostas às questões que se seguem reflectirem o que pensa o grupo como um todo. Apenas no caso de não ser possível chegar a um consenso é que poderá haver respostas alternativas a uma mesma questão. __O prazo para o preenchimento desta página decorre até ao dia **11 de Abril** (inclusive)__, data a partir da qual será desactivada a capacidade de edição. Só após essa data é que o professor fará aqui algum comentário, incluindo uma apreciação sobre o nível a que a matéria em causa se encontra dominada pelos alunos (embora, se solicitado, possa antes disso esclarecer alguma dúvida sobre o que se pretende com cada pergunta). Referindo-se o comentário meramente ao desempenho do grupo, deve cada um dos seus elementos retirar dele as ilações que entender, de acordo com a sua contribuição no grupo. Em particular, e embora cada um possa ver as respostas de qualquer outro grupo e qualquer pessoa seja livre de copiar sem pensar algo que viu ou ouviu de outros, fazê-lo extensivamente significa estar a enganar-se a si próprio, pois nos testes estará por sua conta e, portanto, se não tiver entretanto aprendido a pensar por si, não será nessa altura que será capaz de o fazer.
#
  cabecalho2:
    label:
    type: static
    value: __Cada elemento do grupo poderá usar o botão "Edit", no rodapé da página, para escrever as respostas nos locais assinalados__. Cada rectângulo de resposta pode ser aumentado deslocando o seu canto inferior direito. Se necessário, o mesmo ou outro elemento do grupo pode editar o que já tiver sido escrito. Por questões de coerência, o sistema não permite que dois utilizadores diferentes estejam a editar a mesma página simultaneamente. No caso de haver uma tentativa nesse sentido, o sistema emitirá um correspondente aviso. Eventualmente, numa primeira fase, antes de passarem à escrita das respostas, poderão preferir trocar ideias através da escrita de "comentários" -- ver parte inferior da página --, em especial se tiverem dificuldade em encontrar um tempo em comum para discussão verbal. Uma nota sobre os exemplos que se pedem nalgumas questões: se nada for exigido em contrário na questão em causa, podem ser usados exemplos das aulas ou exercícios das folhas.
#
  cabecalho3:
    label:
    type: static
    value: Apesar de os rectângulos de resposta não mostrarem nenhuma barra de ferramentas, podem usar dentro desses rectângulos o mesmo código //markup// que usam na janela de comentários. Assim, por exemplo, código LaTeX escrito entre @@[[$@@ e @@$]]@@ ou entre @@[[math]]@@ e @@[[/math]]@@ reproduz adequadamente a expressão matemática que se pretende. Quem não esteja muito familiarizado com a estrutura do código LaTeX pode obter o que pretende através do //site// *http://www.codecogs.com/latex/eqneditor.php, onde é possível construírem-se expressões matemáticas carregando em botões. Se, ainda assim, o grupo achar complicado ou demasiado demorado usar este processo para responder às questões que envolvam a escrita de várias expressões matemáticas, pode optar por resolver essas questões em papel a entregar ao professor dentro do prazo estabelecido em cima, quer fazendo a entrega nesse suporte, quer digitalizando-o e carregando o ficheiro para esta página aqui (após entrar no modo de edição desta página, seleccionando "Edit"):
#
  ficheiro:
    type: file
#
  aviso:
    label:
    type: static
    value: __As alterações que fizerem no modo de edição (inclusive um eventual ficheiro carregado para a página) só ficarão guardadas após seleccionarem o botão "Save" no fundo da página__.
#
  identif:
    label:
    type: static
    value: Alunos que fazem parte deste grupo:
  alunos:
    label:
    type: text
    hint: nome apelido, nome apelido, nome apelido
#
  questao1:
    label: 1:
    type: static
    value: O que entende por uma função periódica, um seu período e o seu período fundamental? Dê um exemplo.
  resposta1:              #  Use a valid YAML name
    label:              #  This is what the user sees
    type: wiki          #  The field types
#
  questao2:
    label: 2:
    type: static
    value: O que entende por uma função localmente integrável? Dê um exemplo.
    type: wiki          #  The field types
#
  questao3:
    label: 3:
    type: static
    value: O que entende por relações de ortogonalidade envolvendo as funções seno e/ou cosseno?
    type: wiki          #  The field types
#
  questao4:
    label: 4:
    type: static
    value: O que entende por uma série de Fourier e pelos coeficientes de Fourier (tanto relativos a uma função definida em [[$ \mathbb R $]] como a uma função cujo domínio é um intervalo de [[$ \mathbb R $]])? Exemplifique, apresentando também os principais cálculos necessários à determinação do termo geral da série.
  resposta4:             
    label:             
    type: wiki   
#     
  questao5:
    label: 5:
    type: static
    value: O que entende por uma série de senos e por uma série de cossenos? Exemplifique, indicando também como proceder para obter tais séries para uma dada função integrável num intervalo.
  resposta5:           
    label:               
    type: wiki   
#   
  questao6:
    label: 6:
    type: static
    value: O que entende por uma série de Fourier em notação complexa. Exemplifique, apresentando também os principais cálculos necessários à determinação do termo geral da série.
  resposta6:             
    label:               
    type: wiki 
#
  questao7:
    label: 7:
    type: static
    value: Qual a relação entre convergência uniforme de funções contínuas e convergência na norma do supremo para tais funções?
  resposta7:             
    label:               
    type: wiki 
#
  questao8:
    label: 8:
    type: static
    value: O que significa uma sucessão de funções convergir em média quadrática?
  resposta8:             
    label:               
    type: wiki 
#
  questao9:
    label: 9:
    type: static
    value: O que é a desigualdade de Bessel?
  resposta9:             
    label:               
    type: wiki
#
  questao10:
    label: 10:
    type: static
    value: O que é a identidade (ou fórmula) de Parseval? Para que serve? Exemplifique.
  resposta10:             
    label:               
    type: wiki
#
  questao11:
    label: 11:
    type: static
    value: O que entende por uma função seccionalmente contínua? E por uma função seccionalmente suave? Dê um exemplo de uma função que seja seccionalmente contínua mas não seja seccionalmente suave e um exemplo de uma que nem seccionalmente contínua seja (se preferir, os exemplos podem ser gráficos).
  resposta11:             
    label:               
    type: wiki         
#
  questao12:
    label: 12:
    type: static
    value: Indique uma possível utilidade do Teorema da representação por séries de Fourier. Exemplifique.
  resposta12:             
    label:               
    type: wiki
#
  questao13:
    label: 13:
    type: static
    value: Ainda em relação ao Teorema da representação por séries de Fourier: indique pelo menos um argumento que tenha achado interessante na demonstração feita na aula (o que inclui o ex. extra 2). Em alternativa (caso não tenha achado nenhum argumento interessante), indique uma técnica aí usada que já tinha sido usada anteriormente.
  resposta13:             
    label:               
    type: wiki
#
  questao14:
    label: 14:
    type: static
    value: O que entende por fenómeno de Gibbs?
  resposta14:             
    label:               
    type: wiki
#
  questao15:
    label: 15:
    type: static
    value: Prove que é válido para séries de Fourier o seguinte teorema de derivação termo a termo: //Seja [[$ f : \mathbb R \to \mathbb R $]] periódica de período [[$ 2\pi $]] e tal que [[$ f' $]] é contínua e seccionalmente suave. Então a série obtida por derivação termo a termo da série de Fourier de [[$ f $]] é a série de Fourier de [[$ f' $]] e tem por soma [[$ f' $]]//. Depois dê um exemplo de aplicação.
  resposta15:             
    label:               
    type: wiki
[[/form]]

Comentários:

Add a New Comment
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License